segunda-feira, 14 de março de 2022

Caminho

 


Mudar de vida, virar a página é das coisas mais difíceis de fazer. 

Porque razão me acontece estar tantas vezes parada no caminho, parada em reflexão ( ou em bloqueio) - caminho esse que aos outros pode parecer simples, confortável e direito - e onde eu vejo pontos de viragem obrigatória? 

Porque sinto com tanta força, em momentos cada vez mais frequentes, que algo me impele para partir para fora de mim?

Procurar, procurar… ou nada fazer e esperar que aconteça…

Mas o quê? O que espero eu?

Não sei o que quero mas sei que algo não está em equilíbrio. Talvez por ambicionar o que está acima das minhas possibilidades reais e atuais. Talvez julgue, arrogantemente, que sou capaz de lá chegar, bastando subir a um banco e olhar para o alto.

Já tentei . Só serve para ver melhor o tecto, branco, quiçá sujo, rachado … um tecto é um limite, é como um muro ao contrário . Impede que se vejam estrelas que se olhe mais longe, corta o sonho antes dele pode voar. O pensamento esbarra no tecto e … boom! Dali não sai nada, morre o desejo , nasce o desgosto . 

Pudera, dentro de casa, dentro de mim mesma não há céu, nem estrelas nem infinito. Dentro de mim esbarro-me inevitavelmente com as minhas condicionantes comezinhas: as rotinas, as obrigações, as pessoas que não me entendem … sobretudo que não me amam. Porque quem ama sem compreender, dá o que de melhor se pode esperar…

A mim não me entendem e não vale a pena tentar explicar porque a ninguém interessa saber quem sou, do que preciso …

Não vale a pena tentar explicar o que me falta, quais as minhas desmesuradas ambições. Chamar-me-iam louca, quero tudo .

Neste sufoco sem acesso a um firmamento mais amplo, nada vejo. O caminho esconde-se adensa-se em floresta intrincada e escura. 

Eu quero um caminho limpo como o da imagem, com água e flores e pessoas que me queiram, me gostem e tenham prazer em seguir em frente, ao meu lado ou à minha frente , em diálogo, em amizade e afectos, admirando as mesmas flores que despontam nas bermas. Alguém que tire o mesmo prazer de descobrir, a dois ou mais, o muito que o mundo nos tem para dar … uma simples flor , a primavera está aí.

Haverá porventura um caminho para mim, mas neste momento não o vislumbro , para onde me vire há encruzilhadas, pontos em que tenho de decidir para onde me voltar… saber o que quero alcançar e saber avaliar o que vou perder com a mudança de rumo.

Neste ponto do caminho, é preciso tomar uma decisão de mudança. 

É uma guerra de mim contra mim mesma, que deixará estilhaços à volta.

Ou talvez não. Se calhar ninguém se importa com o meu destino.

Qualquer que seja o caminho escolhido, quem fica nas margens floridas daquele jardim, sobreviverá bem sem mim, como é normal, ninguém é insubstituível. E quem eu encontrar na nova estrada… logo se vê . Um dia de cada vez.

O que importa é ir perdendo aos poucos a ansiedade, despindo peça por peça estas roupas cheias de mágoas que carrego. Aos poucos ficarei nua e livre… 

Que ideia agradável seria partir ligeira, sem roupas ou amarras pela estrada fora. Voar sem embater no tecto, correr sem esbarrar num muro.

Que ideia desagradável seria partir despida dos afectos e dos elos doces, leve mas sem ninguém que comigo pudesse apreciar o caminho, as flores lindas, os aromas que cantam…

Perder tudo para possivelmente nada encontrar à frente, é um risco.

Branquear a alma para que ela não seja tão ambiciosa, para tentar perder esta mania obsessiva de muito querer, sempre mais alimento espiritual e intelectual, que carecer de doses exorbitantes de amor para não morrer à fome… é um desejo irrealista, bem sei. 

Para os outros é demasiada a minha ambição , eu não mereço sonhar com mais, é suposto ter tudo para suprir a migalha de felicidade que me cabe em sorte. Tenho mais do que o comum dos infelizes humanos que me rodeiam, tive uma boa vida, agora é suposto parar e contentar-me com o silêncio, com o vazio de coração …

Mas ainda sonho continuar caminho fora e encontrar o amor e uma cabana das histórias felizes, sendo que o amor terá de ser grandioso, estonteante e a cabana um simpático T2 mais moderno e mais sólido do que a cabana.


Sem comentários:

Enviar um comentário