quarta-feira, 20 de junho de 2018

Poema




Quero ir contigo viajar
Quero ficar quieta no teu colo
Quero ir e ficar!
Passear de mão dada à volta do quarteirão
ou à volta do chão…
da erva, das flores, do lago que se derrama azul, aos nossos pés.
Ir por aí, de lés a lés!

Quero ir, quero dormir
e, também, ficar, amar, para voltar a partir…
E voltar para voltar,
no prazer da espera, do retorno e do estar.
Voltar para vermos velhos filmes como um velho casal de manta partilhada ou para fechar os olhos dormentes no calor da mesma sesta parada.

Seja Inverno ou seja Verão, quero a tua mão!
Seja pelo tempo curto, que a tua repartilha me destinou, eu quero a tua mão.
Pego e largo, livre e leve, transitoriamente a tua mão.
Transitória, passageira, como a viagem que a vida é…
E, quando um dia, a tua mão, o teu corpo e coração seguirem outro rumo…
talvez de mão dada com outra mão, mesmo nesse dia, eu quero a tua mão!

Procurarei na noite, no aconchego do fundo da almofada, onde em sonhos eu encontro a tua mão e tê-la-ei, decerto, comigo.
Porque na minha mente, lá longe no tempo da memória, quanto tu fores passado, existirá a tua mão: a primeira, a fundadora, aquela cuja pele tocou a minha e seguiu em frente, até à beira de um lugar à beira-mar,
onde um beijo se tornou sério, quando a mão já avançava seriamente pelo mar…

(2010)

Sem comentários:

Enviar um comentário