quarta-feira, 22 de março de 2023

Saudades





A Saudade só vem mostrar que o passado valeu a pena!

E isso é uma coisa boa.

Dá alento para continuar a vida com alegria, é a prova de que somos capazes de colecionar boas memórias.

A ideia não é relembrar o passado para chorar as perdas; pelo contrário, é um sorriso destinado ao futuro promissor de felicidade. 

Saudades trazem o sonho de que é possível voltar a encontrar ou a reencontrar pessoas boas, lembrar amizades (ou criar novas), reviver as viagens que nos encheram de emoção e de conhecimento (e planear outras) … as vias  que, por si só, vão gerar novas recordações e as correspondentes saudades. 

Ter saudades não é seguir pela estrada da vida em marcha atrás, porque as saudades são os faróis que iluminam o caminho em frente… e dão uma vontade imensa de carregar no acelerador e repetir às voltas boas, as paisagens lindas, as companhias, os prazeres das viagens, os amores que deixaram memória, os bebês que criámos ao colo… coisas importantes ou insignificantes, que só a saudade sabe guardar como deve ser.

Saudade é o melhor álbum do coração! 

quarta-feira, 8 de março de 2023

Gratidão




 “A gratidão é a compreensão de que aquilo que se está a viver é o resultado de algo que se atraiu”..

Hoje sinto-me grata pelo que conquistei - todavia, não considero que o que tenho foi adquirido por sorte, por talento ou por mérito próprio. Nada isso!

Simplesmente, acho que devo agradecer ao universo, ao sol, às flores, a quem gosta de mim, por ter tido a oportunidade de sentir o sabor doce da gratidão . Por poder agradecer uma nova liberdade. É uma gratidão sem destinatário concreto. Estou grata a todos e a ninguém. 

Estou grata por me sentir orgulhosa e feliz por mim, por poder viver mais um dia, por ter perdido o medo de sonhar impossíveis e passar a ser livre de pedir o que quero, bem acordada, por ter uma esperança renovada de que os dias novos, que viverei, serão de paz, de cor, de verdade e de mais tempo para saborear uma sã convivência com quem me quer bem e ter o gosto da amizade.

Eu estou grata à vida, a tudo o que tive e sobretudo àquilo que tenho - hoje, aqui e agora - não tanto o que consegui por mérito próprio, mas mais por ter tido a sorte de encontrar pessoas que sentiram amor, real afeto e amizade por mim.

A gratidão não se pode expressar apenas por palavras… gostaria de dar mais em troca. Mas não sei fazer melhor. Todo o amor e bem que o meu coração alberga será para dar a quem me quiser entender e receber. 

Pena a comunicação ser tão difícil, para quem como eu só sabe falar e escrever . Pena a minha gratidão não ser milagrosamente transformada em música ou em imagem - talentos que não domino ou em afectos e apoios psicológicos ou médicos … ainda mais complicado. Mas fica a intenção de agradecer. Em yoga, chama-se a adoração ao sol …